Marketing Digital e TI
Houve uma época onde a TI e Marketing eram departamentos distantes dentro de uma organização. Graças a evolução da tecnologia, o papel da TI no mundo do marketing tornou-se mais relevante. Hoje é impossível pensar em estratégias de marketing sem as ferramentas oferecidas pela TI, que ajudam a conhecer melhor o público consumidor e a engajá-los. O Marketing Digital é o produto dessa combinação perfeita.
As ferramentas disponibilizadas pela TI ajudam a reduzir tempo e esforço de trabalho dos profissionais do marketing, que passam a conhecer melhor o público e a desenvolver estratégias de comunicação mais alinhadas com o perfil dos clientes.
Automação de marketing, e-mail marketing, landing page, marketing de conteúdo, Análises e SEO são algumas das ferramentas utilizadas pelas equipes em campanhas publicitárias e no monitoramento dos resultados. Esses recursos valorizam a marca, melhoram o relacionamento com os clientes, potencializa as vendas e aumenta a lucratividade.
As ferramentas de Marketing Digital
Segundo um levantamento do Marketing Technology Landscape, as soluções tecnológicas focadas em marketing digital cresceram 87%. Esse aumento segue a tendência de crescimento do marketing digital no mundo.
Conheça 5 dessas ferramentas:
- Google Analytics: É um serviço gratuito de monitoramento do Google. Sua função é coletar dados de acesso, comportamentos e navegação em sites e aplicativos por meio de códigos de rastreamento. São gerados relatórios diversificados com as informações obtidas;
- Keyword Planner: É uma ferramenta do Google AdWords que permite a monitoramento e pesquisas de palavras-chave. Com ela é possível colher sugestões e estimar o tráfego que elas podem levar para o seu site;
- SEO: Search Engine Optimization, é uma ferramenta de otimização para motores de busca. Visa melhorar o ranqueamento de conteúdos nas páginas através de palavras-chave, títulos e descrição do contéudo;
- Canva: É uma ferramenta gratuita de design. Seus principais diferenciais é a interface intuitiva, inúmeras opções de layout e customização de templates;
- RD Station: É uma plataforma de automação de marketing, com as funcionalidades necessárias para automatizar processos em estratégias de Marketing Digital.
A plataforma possibilita que empresas atraiam mais visitantes para seus sites, além de ajudar a transformá-los em oportunidades de negócios.
Um ponto importante dessa ferramenta é a inteligência de negócios, que permite entender quais canais e campanhas estão trazendo mais retorno e fornece uma visão geral para uma melhor tomada de decisões.
O Marketing Digital no Brasil e no mundo
Segundo um relatório do We Are Social e Hootsuite, de 2021, existem, aproximadamente, 4,66 bilhões de pessoas conectadas à Internet. Meio bilhão de novos usuários descobrem a rede todos os anos e trilhões de dólares são gastos com comércio eletrônico. Os relatórios revelam ainda que as mídias sociais, conteúdos de streaming e o e-commerce tornaram-se parte essencial da vida das pessoas.
Aproximadamente 5,22 bilhões de pessoas usam celulares smartphones, o que representa 66% da população mundial. As mídias sociais já abraçaram 4,2 bilhões de usuários em todo o mundo, gerando um crescimento de mais 13% ao ano. É equivalente a 53% da população mundial!
Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país tinha 152 milhões de usuários, um aumento de 7% em relação a 2019. Nessa mesma pesquisa, foi revelado que 81% da população com mais de 10 anos de idade tem Internet em suas casas.
De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, que reuniu as empresas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, RockContent e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram Marketing Digital como estratégia de crescimento, enquanto que 95% delas reconhecem que suas estratégias de Marketing Digital têm algo a melhorar (para baixar o PDF com pesquisa na íntegra, clique aqui).
Diante deste mundo cada vez mais digital, não faz sentido ignorar esse meio para divulgar marcas e vender produtos e serviços.
Os desafios e oportunidades
Mesmo diante das dificuldades das economias globais, o marketing digital vem se destacando perante as crises.
Segundo um estudo da Digital Marketing Readiness, 80% das empresas ainda está engatinhando nesse universo. Isso mostra o grande potencial de crescimento e destaque que esse meio pode oferecer para as empresas que investirem nele.
Através do contato mais direto com o cliente e do feedback em tempo real, as empresas podem elevar seus negócios para um novo patamar e tornar suas marcas e produtos mais atrativos ao consumidor.
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