Se você deseja se destacar na área de TI como um técnico de informática, é importante não apenas dominar as habilidades técnicas, mas também desenvolver outras competências que o diferenciem no mercado. Neste post, vou te mostrar como se tornar um técnico de informática diferenciado que sempre terá clientes para atender.
1. Dicas comportamentais

A empatia é fundamental para entender as frustrações dos clientes. Escutar ativamente e entender o problema antes de agir evita diagnósticos errados. Comunicação clara ajuda o cliente a entender o processo e sentir confiança. Além disso, paciência e pontualidade reforçam a confiabilidade e contribuem para uma boa reputação no mercado.
- Se expresse corretamente, sem vícios de linguagem ou gírias. Provavelmente você terá que lidar com donos de empresas, advogados, médicos etc. Saber falar o português corretamente será fundamental para manter um relacionamento saudável com essas pessoas;
- A aparência é fundamental. Use roupas adequadas para realizar os atendimentos;
- Evite usar os recursos dos locais onde você faz os atendimentos: Evite comer e beber ao ponto de ter que usar o banheiro, por exemplo;
- Evite se envolver com os clientes; haja de forma profissional.
2. Conquiste clientes

Para atrair novos clientes e fidelizar os atuais, foque em um serviço de qualidade e divulgue na Internet. Crie oportunidades de indicação e ofereça um pós-serviço para manter a satisfação dos clientes.
- Se for montar uma loja ou estande, procure locais de grande movimento. Dessa forma, os clientes virão até você;
- Use suas redes sociais para divulgar os seus serviços. Poste conteúdos relacionados a informática para atrair pessoas interessadas no assunto;
- Crie anúncios pagos para divulgar os seus serviços. Divulgue apenas para pessoas próximas a você (tráfego local);
- Ao sair para fazer um atendimento, entenda que você não está saindo apenas para ir trabalhar, mas também para ganhar um cliente;
- Mostre domínio sobre o assunto. Ao ser solicitado, já fale as possíveis causas e diga que você irá ao local para resolver o problema (caso o problema só seja solucionável presencialmente). Os seus clientes precisam saber que você entende do assunto.
3. Aumente seus ganhos

Para aumentar ganhos, amplie seus serviços com pacotes de manutenção. Invista na sua qualificação para agregar valor e melhore o atendimento ao cliente para conseguir indicações.
- Crie cadastros de afiliados em lojas online para vender peças e acessórios para os seus clientes;
Importante: Ao criar os cadastros de afiliados, evite usar o seu nome, foto ou qualquer referência sua. Os seus clientes não podem saber que os links de afiliados são seus.
- Tenha cuidado ao mostrar peças de reposição para seus clientes. Se uma peça estiver com defeito e você oferecer uma nova que está contigo, o cliente pode suspeitar que você está tentando enganá-lo. Em vez disso, mostre a peça defeituosa e explique que ele precisará adquirir uma igual.
Se o cliente querer comprar a peça que você tem, fique à vontade para vendê-la. Caso ele não pergunte, sugira um site confiável onde ele pode encontrar a peça a um bom preço e compartilhe seu link de afiliado. Isso mantém a transparência e pode gerar uma venda de forma ética.
4. Saiba como cobrar pelos seus serviços

Para definir seus preços, considere tempo, complexidade e custos. Pesquise a média do mercado e ajuste conforme sua experiência.
- Para cada visita, cobre entre R$30 e R$50. Se você atender em lugares mais distantes, leve em conta os gastos com combustível e reconsidere esses valores;
- Antes de sair de casa para fazer os atendimentos, calcule os trajetos para cada cliente de forma a organizar a logística para facilitar a sua locomoção. Quanto menos trajeto você fazer, mais você vai economizar e aumentar o seu lucro;
- Não diminua o valor ou dê descontos sobre o seu serviço. Isso valorizará o seu trabalho.
5. Aprenda a se destacar no mercado

Para se destacar no mercado, invista em formação contínua e mantenha-se atualizado com as novas tecnologias.
- Deixar claro que a visita não será cobrada no caso de problema não solucionado, será um diferencial para você;
- Tenha um canal no YouTube para mostrar as manutenções dos seus clientes. Através do canal, você poderá obter uma renda extra através da monetização e vendas de produtos;
- Não hesite em denunciar maus serviços de técnicos anteriores. Se você identificar serviços ruins ou roubos de peças, por exemplo, denuncie para o cliente. Fazendo isso você estará ajudando a tirar maus profissionais do mercado e, possivelmente, ganhará a confiança do cliente;
- Quando for necessário levar alguma peça do computador do cliente para manutenção, solicite a assinatura dele sobre a peça. Isso trará segurança e credibilidade para você;
- Quando for fazer algum serviço, faça da melhor maneira possível para evitar o retorno no cliente para resolver o mesmo problema. Técnico bom é aquele que volta para resolver outros problemas, não o mesmo da última visita.
6. Cuidados que todo profissional precisa ter

Todo profissional deve cuidar da organização das tarefas, da comunicação clara para evitar mal-entendidos e da ética ao respeitar normas e confidencialidade.
- Evite fazer coisas não programadas. Por exemplo, se o serviço contratado é para trocar o HD por SSD, não faça outras coisas como limpeza ou qualquer outro tipo de serviço. Se o computador for danificado durante esses procedimentos extras, a culpa será sua. Faça o que você foi pago pra fazer e lembre-se: time que está ganhando não se mexe!
- Não faça upgrades ou qualquer tipo de configuração que o cliente pedir que você entenda que seja prejudicial ao computador dele. Quem entende sobre a nossa área somos nós, não eles;
- Depois de formatar a máquina do cliente, deixe a imagem do sistema usada armazenada no computador dele, de preferência em uma partição separada. Se algum dia o computador parar de funcionar, dar “tela azul” ou qualquer outro problema que impeça o uso, mande o procedimento de restauração do sistema para o cliente usando a imagem do computador. Se o cliente não souber realizar os procedimentos, cobre pelo suporte;
- Cuidado com serviços complexos que você ainda não tem experiência na execução. Por exemplo: troca de telas de notebook com flat que requer a desmontagem da parte de trás, teclados onde é preciso trocar a topcase inteira, notebooks que é preciso desmontar totalmente para ter acesso ao HD/SSD, Notebook e PC Gamer com sistema de water cooler etc. Se não tiver experiência ou não souber fazer, não faça;
- Evite levar o computador do cliente para casa e tente resolver o problema no local. Se você levar o equipamento e o mesmo sofrer algum dano ou for roubado, você terá que arcar com o prejuízo;
- Evite bisbilhotar fotos, vídeos ou qualquer outra informação no computador do cliente, pois, além de ser uma atitude antiética, você pode estar sendo monitorado;
- Nunca fique com as peças dos seus clientes, a não ser sejam dadas para você.
O sucesso nessa área vai muito além do conhecimento técnico. Ao investir em habilidades interpessoais, como comunicação e empatia, e ao manter-se atualizado com as novidades do mercado, você se torna um profissional mais completo e valorizado.
Lembre-se de que a excelência no atendimento e a busca contínua por aprendizado são fundamentais para se destacar no mercado. Ao aplicar essas dicas e práticas, você não apenas atrairá mais clientes, mas também construirá uma reputação sólida. Portanto, comece hoje mesmo a implementar essas estratégias e dê o próximo passo em sua carreira!
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