Como ter um canal de sucesso no YouTube
Produzir conteúdo para o YouTube vai muito além de apenas gravar vídeos e publicá-los. Canais de sucesso que faturam muito dinheiro seguem uma série de regras e estratégias para alcançar sua audiência. Neste post descubra como ter um canal de sucesso no YouTube e viver disso.
A vida de youtuber iniciante não é fácil. Para crescer na plataforma e não ser apenas um peixinho no mar de tubarões é preciso muita dedicação, estratégia e… tempo! Mesmo que seu canal tenha um bom conteúdo, haverá outras dezenas ou centenas de canais no mesmo nicho que o seu disputando audiência e um lugar ao Sol. Por conta disso, é muito importante que seu canal tenha diferenciais para não ser apenas mais um no meio de muitos.
Deseja ter um canal que alcance o mesmo sucesso de Whindersson Nunes, KongZilla ou o Você sabia? Então bora pra cima!
Sucesso no YouTube é uma questão de persistência
No início, muitas pessoas desanimam e desistem porque não conseguem obter views e inscritos, mesmo se dedicando e investindo tempo. É aí que está a diferença entre o sucesso e o fracasso: a persistência.
Não pense que você irá obter milhares de visualizações e inscritos já nos primeiros dias. Como já dito anteriormente, a concorrência na plataforma é muito grande e o algoritmo do YouTube não vai recomendar seus vídeos até que ele conheça o seu canal e saiba qual é o seu público alvo.
O algoritmo do YouTube é, basicamente, uma inteligência artificial que coordena e organiza os conteúdos da plataforma de maneira que os usuários recebam apenas conteúdos personalizados e relevantes. É o responsável por determinar o alcance dos seus vídeos e, consequentemente, o seu sucesso.
Como o YouTube recomenda os vídeos?
Para definir se o conteúdo é relevante ou não, o algoritmo leva em conta alguns parâmetros e o próprio feedback dos usuários. Os principais parâmetros que você deve dar atenção são:
Título: Quando as pessoas pesquisam por vídeos, o motor de busca verifica se no título existe a palavra-chave digitada. Portanto, crie títulos chamativos utilizando palavras que descrevam exatamente o conteúdo do vídeo;
Thumbnail: São as miniaturas ou capas dos vídeos. É o que vai atrair a curiosidade e, consequentemente, os cliques. Portanto, crie thumbnails que desperte o interesse das pessoas e as faça clicar no seu vídeo para assisti-lo;
Descrição: O algoritmo também faz buscas na descrição dos vídeos para obter mais informações sobre eles. Faça um resumo do conteúdo do vídeo destacando as palavras-chave;
Conteúdo: Tudo que você fala nos vídeos também é identificado pelo algoritmo e usado como palavras-chaves. Portanto, sempre fale as palavras que melhor descrevam o seu conteúdo;
Comentários: O engajamento da sua audiência é fundamental para determinar o sucesso de seus vídeos. Portanto, sempre peça comentários e o feedback da galera;
Likes e deslikes: Da mesma forma que os comentários, o like e deslike também ajudam o YouTube a classificar a relevância do seu conteúdo. Tanto o like quanto o deslike tem a mesma importância; representam engajamento e isso é visto com bons olhos pelo algoritmo;
Taxa de retenção: O objetivo primordial do YouTube é manter as pessoas assistindo aos vídeos pelo máximo de tempo possível. Quando um vídeo atrai a atenção e faz as pessoas assistir até o final, o YouTube entende que o conteúdo é bom e passa a recomendar para outras pessoas. Portanto, capriche no roteiro e na qualidade de edição;
Frequência de publicação: Quando há disciplina na produção de conteúdo, o YouTube entende que o canal é sério e deseja crescer. Se você não produzir vídeos com frequência, o algoritmo entenderá que não há comprometimento e passará a recomendar menos os seus vídeos. Portanto, seja produtivo e, se possível, lance os vídeos sempre nos mesmos dias e horários na semana;
Os pontos acima é apenas uma fração do que o algoritmo analisa. Provavelmente devem existir dezenas ou até centenas de itens que o YouTube verifica antes de definir para quem os conteúdos serão recomendados. Se você dar atenção aos itens acima e aplicá-los em seus vídeos, é muito provável que você obtenha ótimos resultados.
SEO é a chave do sucesso
O YouTube, ao contrário do que muitas pessoas pensam, também é um mecanismo de busca. Para ser exato, é segundo maior, perdendo somente para o Google.
Segundo estimativas recentes, são enviados por volta de 400 horas de conteúdo a cada minuto ao YouTube. A quantidade de vídeos que são postados a cada dia na plataforma é gigante e cabe ao algoritmo do YouTube identificar os conteúdos e entregar para o público correto.
Quando é bem feito um SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca) nos vídeos, os mesmos passam a ser melhor ranqueados e sugeridos para o público. Por isso a importância dessas técnicas para obter sucesso com o canal.
Ter um canal de sucesso não é tão difícil quanto parece. Basta seguir algumas regras e ser uma pessoa disciplinada e persistente para seguir no caminho certo e não se desanimar.
Ajuda no início é fundamental
Seguir sozinho nessa estrada não é fácil… Quer ajuda para montar um canal de sucesso no YouTube ou fazer bombar o que você já tem? Conheça o curso o Peter Jordan, um dos maiores youtubers do Brasil. Criador de canais de sucesso como Ei Nerd, Acredite ou Não e Nerds de Negócios, vai te ajudar no seu objetivo de se tornar um youtuber influente.
O TubeClub é o maior clube sobre YouTube do Brasil. Nele você vai ter acesso a comunidade de membros para fazer networking e trocar dicas para o seu canal. E também vai ter acesso a um grupo com toda a equipe do Peter, onde vão te dar as principais dicas e estratégias pra fazer seu canal bombar.
Além das dicas gerais, irão escolher alguns membros para fazer uma mentoria, analisar os vídeos, títulos e thumbs para colocar você no trilho certo e fazer seu canal bombar!
Quer descobrir como ter um canal de sucesso no YouTube? Clique aqui ou na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:
Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube: https://youtube.com/criandobits
Sobre o Autor
0 Comentários