Tutoriais sobre Informática e Tecnologias

Redes e Segurança

IMAP

IMAP (Internet Message Access Protocol – Protocolo de acesso a mensagem da internet) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3 – protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A última versão é o IMAP4.

O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o utilizador pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico (como o Mozilla Thunderbird, Outlook Express ou o Evolution).

imap

Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves. O IMAP tem, no entanto, alguns inconvenientes:

– O número de mensagens possível de se armazenar depende do espaço limite que nos é atribuído para a caixa de correio;

– Caso o servidor IMAP esteja numa localização remota, pela Internet, e não numa rede local LAN, é necessário estar ligado à Internet todo o tempo que quisermos consultar ou enviar mensagens, podendo não ser adequado a quem utiliza a Internet através de ligação telefônica dial-up, devido aos custos associados.

No entanto, a maioria dos clientes de e-mail (e.g. Outlook Express, Thunderbird, Novell Evolution etc.) oferecem a possibilidade de criar uma cópia local (offline) das mensagens contidas em uma ou várias pastas (e.g. Inbox (Recebidas), Sent (Enviadas), etc.).

Sendo assim, toda vez que você dispuser de uma conexão (estiver online) sua cópia local será sincronizada com o servidor de e-mail.

Existem também algumas outras vantagens, como por exemplo: Ativar e desativar “flags” (marcações que indicam características de uma mensagem), que podem, inclusive, ser definidas pelo usuário.

Com o POP3, estas marcações são registradas pelo cliente, de forma que, se a mensagem for aberta por um segundo cliente, as mesmas podem não ter seu “status” indicado corretamente.

O IMAP permite a gravação das “flags” junto às caixas-postais, assegurando que, independente de qual cliente se acesse, as mensagens terão as mesmas corretamente atribuídas.

Capacidade de reconhecer os padrões de mensagens eletrônicas [RFC 822] e MIME-IMB [RFC 2045] em mensagens eletrônicas, de modo que os clientes de e-mail não o necessitem fazer.

O servidor IMAP cumpre a tarefa de interpretar estes padrões, tornando os clientes mais fáceis de implementar e o acesso mais “universal”; Pesquisa de texto em mensagens de forma remota.

Este modo de trabalho é feito localmente às caixas-postais; A seleção para recebimento dos atributos de uma mensagem, ou seu texto ou anexos e outras partes (“attachments”) podem ser feitos de forma independente.

Então, o usuário pode pedir para receber de uma mensagem com um grande “attachment”, apenas a parte do texto que lhe interessa, o que é vantajoso no caso de um acesso discado de baixa qualidade e a redução do tráfego em geral.

Fonte: Wikipedia → https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Message_Access_Protocol

Deseja se tornar um profissional de Segurança em Redes de Computadores e Cibersegurança?

Conheça o curso de Segurança em Redes de Computadores e entenda os diversos tipos de ataques que existem, bem como as peças do quebra-cabeça que integram a defesa de uma rede, entre elas: Firewall, IPS, Proxy, Anti-Spam, Anti-vírus, Anti-Malware, VPN, Sandboxing, NAC, etc.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS DETALHES:

curso de segurança de redes e cibersegurança

Link do curso: https://go.hotmart.com/A69498318E

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Bene Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *