Arquiteturas MBR e GPT
As arquiteturas MBR e GPT são padrões que determinam como os dados são armazenados no disco. Neste post veja as arquiteturas MBR e GPT.
Com a introdução no mercado do Windows 8, foi adotado a interface UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) para substituir a tradicional BIOS (Basic Input/Output System) e alterar o modelo de particionamento de discos rígidos. Os modelos “MBR” e “GPT” são as arquiteturas disponíveis, sendo que o “GPT” é uma evolução do “MBR”.
Master Boot Record (MBR) – Registro Mestre de Inicialização
O registro mestre de inicialização é contido no primeiro setor da unidade de disco rígido. Identifica onde a partição ativa está e inicia em seguida o programa de reinicialização para o setor de inicialização dessa partição.
O setor de inicialização identifica onde o sistema operacional está localizado e ativa as informações de inicialização a serem carregadas no armazenamento principal ou na RAM do computador. O registro mestre de inicialização inclui uma tabela que localiza cada partição presente na unidade de disco rígido.
Características
» Um disco pode dividir-se num máximo de 4 partições primárias (Para contornar esta limitação é possível dividir o disco até 3 partições primárias e 1 partição estendida).
Uma partição estendida pode dividir-se em múltiplas partições lógicas. Cada partição primária e lógica tem a sua própria letra de drive;
» Como o MBR usa 32 bits para guardar informações da partições, cada partição apenas pode ter um tamanho máximo de 2 TB;
» Toda a informação das partições é guardada apenas num único local (se o MBR se corromper…).
GPT (Guid Partition Table) – Tabela de Partição Guid
O padrão GPT nasceu para substituir o antigo MBR que limita o uso de discos rígidos de até 2TB. Junto com a GPT veio a EFI, que é uma especificação que define uma interface de software entre o sistema operacional e a plataforma de firmware.
A EFI destina-se a ser um substituto significativamente melhorado para o velho BIOS firmware interface, historicamente usado por todos os computadores pessoais IBM PC compatíveis.
A especificação EFI foi originalmente desenvolvida pela Intel, e é atualmente gerida pelo Unified EFI Fórum que é oficialmente conhecido como Unified EFI (UEFI).
Características
» Suporte para partições acima dos 2 TB (ou seja, 2^64 blocos, um máximo de 1 ZB). De referir que no Windows, devido ao sistema de ficheiros NTFS, este tamanho está limitado para 256TB;
» Apesar de poderem ser criadas um número ilimitado de partições, o GPT “apenas” suporta 128 partições primárias;
» Melhor estrutura/organização ao nível das partições; Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas;
» Aumenta a probabilidade de recuperação de dados, na existência de setores do disco danificados, uma vez que tem um cabeçalho secundário (Secondary GPT Header) que funciona como backup da tabela de partições;
» O campo Protective MBR funciona ao estilo do MBR, mas com suporte para 64 bits. Esta área funciona como como “mecanismo” de retro compatibilidade.

Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!
Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.
Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Sobre o Autor
0 Comentários