Como resolver problemas de rede

Problemas para acessar um site específico ou um recurso na rede pode acontecer a qualquer momento e te pegar de surpresa. Neste post veja como resolver problemas de rede.

As causas são diversas e pode fazer você perder seu precioso tempo com tentativas e erro demoradas. Para identificar as anomalias e fazer as correções necessárias, siga os passos:

1. Verifique o cabo de rede e conectores para identificar possíveis defeitos. Limpe os conectores com limpador de contatos;

2. Verifique os LEDs do roteador. Se o LED do sinal ADSL estiver instável (piscando ou apagado) verifique o cabo de rede que liga o MODEM ao roteador. Se o problema persistir, provavelmente é problema no seu link de Internet.

Se o LED do sinal ADSL estiver estável (aceso) e os demais LEDs piscando, desligue o MODEM/roteador da tomada por 30 segundos e volte a ligá-los. Picos de energia podem desconfigurar os MODEMs e roteadores ou até danificá-los fisicamente;

3. Troque o IP do computador. No Prompt de comando digite ipconfig/release para descartar o IP atual e, depois, digite ipconfig/renew para pegar um novo IP;

4. Limpe o cache de DNS. Quando você acessa um site (URL) o computador faz uma consulta ao servidor DNS para descobrir o endereço IP do servidor que responde pela URL solicitada. Esta informação é armazenada em um cache para acelerar consultas futuras.

Se esse cache de DNS ficar desatualizado ou se corromper, você terá problemas para acessar sites. Para limpar o cache, abra o Prompt de comando como administrador e digite ipconfig/flushdns;

5. Sobrecarga. Os MODEMs e roteadores podem sofrer sobrecarga de tarefas e ecumular erros de sinal e travar. Desligue o MODEM/roteador da tomada por 30 segundos e volte a ligá-los;

6. Resete o roteador. Faça um backup das configurações do roteador antes de fazer o reset. Esse procedimento vai apagar todas as configurações feitas e voltar para as configurações de fábrica;

7. Atualize o firmware do roteador. O fabricante do roteador pode ter liberado alguma atualização para ajustes de compatibilidade ou correção de bugs;

8. Se algum programa não está conseguindo acessar a Internet, verifique se o Firewall do Windows está bloqueando o seu acesso. Se preciso crie uma nova regra de entrada para esse programa.

A videoaula abaixo ensina, passo a passo, os procedimentos descritos acima:

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO “TELA AZUL” E DOR DE CABEÇA?

Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!

Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.

Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: | | |

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *