Arquiteturas MBR e GPT
As arquiteturas MBR e GPT são padrões que determinam como os dados são armazenados no disco. Neste post veja as arquiteturas MBR e GPT.
Com a introdução no mercado do Windows 8, foi adotado a interface UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) para substituir a tradicional BIOS (Basic Input/Output System) e alterar o modelo de particionamento de discos rígidos. Os modelos “MBR” e “GPT” são as arquiteturas disponíveis, sendo que o “GPT” é uma evolução do “MBR”.
Master Boot Record (MBR) – Registro Mestre de Inicialização
O registro mestre de inicialização é contido no primeiro setor da unidade de disco rígido. Identifica onde a partição ativa está e inicia em seguida o programa de reinicialização para o setor de inicialização dessa partição.
O setor de inicialização identifica onde o sistema operacional está localizado e ativa as informações de inicialização a serem carregadas no armazenamento principal ou na RAM do computador. O registro mestre de inicialização inclui uma tabela que localiza cada partição presente na unidade de disco rígido.
Características
» Um disco pode dividir-se num máximo de 4 partições primárias (Para contornar esta limitação é possível dividir o disco até 3 partições primárias e 1 partição estendida).
Uma partição estendida pode dividir-se em múltiplas partições lógicas. Cada partição primária e lógica tem a sua própria letra de drive;
» Como o MBR usa 32 bits para guardar informações da partições, cada partição apenas pode ter um tamanho máximo de 2 TB;
» Toda a informação das partições é guardada apenas num único local (se o MBR se corromper…).
GPT (Guid Partition Table) – Tabela de Partição Guid
O padrão GPT nasceu para substituir o antigo MBR que limita o uso de discos rígidos de até 2TB. Junto com a GPT veio a EFI, que é uma especificação que define uma interface de software entre o sistema operacional e a plataforma de firmware.
A EFI destina-se a ser um substituto significativamente melhorado para o velho BIOS firmware interface, historicamente usado por todos os computadores pessoais IBM PC compatíveis.
A especificação EFI foi originalmente desenvolvida pela Intel, e é atualmente gerida pelo Unified EFI Fórum que é oficialmente conhecido como Unified EFI (UEFI).
Características
» Suporte para partições acima dos 2 TB (ou seja, 2^64 blocos, um máximo de 1 ZB). De referir que no Windows, devido ao sistema de ficheiros NTFS, este tamanho está limitado para 256TB;
» Apesar de poderem ser criadas um número ilimitado de partições, o GPT “apenas” suporta 128 partições primárias;
» Melhor estrutura/organização ao nível das partições; Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas;
» Aumenta a probabilidade de recuperação de dados, na existência de setores do disco danificados, uma vez que tem um cabeçalho secundário (Secondary GPT Header) que funciona como backup da tabela de partições;
» O campo Protective MBR funciona ao estilo do MBR, mas com suporte para 64 bits. Esta área funciona como como “mecanismo” de retro compatibilidade.

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!
Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.
Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.
Sobre o Autor
0 Comentários