Acesso remoto com Windows Admin Center
O Windows Admin Center é uma ferramenta poderosa da Microsoft para o gerenciamento remoto de servidores e computadores, permitindo que você administre seus recursos de forma centralizada através de uma interface web moderna e fácil de usar. Com o Windows Admin Center, você pode realizar tarefas administrativas sem precisar estar fisicamente no local ou usar o tradicional Remote Desktop Protocol (RDP). Neste post, saiba tudo sobre o acesso remoto com Windows Admin Center.
O que é o Windows Admin Center?
O Windows Admin Center é uma solução de gerenciamento baseada em navegador para servidores e computadores Windows, criada para simplificar a administração diária. Ele permite que você gerencie:
- Servidores locais e remotos;
- Instâncias de Windows Server, Azure e máquinas Windows 10/11;
- Recursos de rede, armazenamento, VMs, certificados e muito mais.
Além disso, você pode usá-lo para acessar de maneira remota todas essas máquinas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à rede.
Como instalar o Windows Admin Center
O Windows Admin Center é um aplicativo baseado em navegador implantado localmente destinado a gerenciar servidores, clusters, infraestrutura hiperconvergente e computadores Windows 10. Neste tutorial, veja como é feito o acesso remoto com Windows Admin Center.
Com ele é possível habilitar o acesso para vários administradores, conectar a qualquer computador através de um navegador com suporte e gerenciar máquinas em uma rede privada.
Para usar esse recurso:
1. Baixe e instale o Windows Admin Center (https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-admin-center);
2. Se você escolheu abrir a interface após a instalação, o navegador padrão será aberto automaticamente mostrando as conexões atuais:

3. Inicialmente é possível visualizar os parâmetros de configuração do computador cliente e fazer a administração remota:

É possível gerenciar usuários do computador, bem como dispositivos de armazenamento, certificados, rede, tarefas etc:

4. Para adicionar uma conexão com um servidor externo, clique em + Adicionar e Servidores:

Neste caso foi adicionado o servidor de domínio “SERVIDOR1”:

O Windows Admin Center é a solução ideal para administradores que precisam gerenciar múltiplos servidores e estações de trabalho remotamente, com segurança e eficiência. Se você ainda não utiliza essa ferramenta, está na hora de experimentá-la e simplificar a gestão do seu ambiente Windows.
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