Como ser programador Front-end e Back-end?
Provavelmente você já deve ter ouvido por aí sobre os termos front-end e back-end. Você que é programador ou pensa em ingressar nessa carreira, é muito importante definir em qual “frente” você atuará ou se aperfeiçoará. Neste post veja como ser um programador front-end e back-end e alcançar o sucesso nesse mercado.
Afinal, o que é Front-end e Back-end?
Os softwares e apps que utilizamos no dia a dia são divididos em duas camadas. Essas camadas são representadas pelo que vemos (a parte visual) e pelo que está implícito (que faz a parte visual funcionar). Informalmente, dizemos que a parte visual é representada pelo front-end e a “nãovisual”, pelo back-end.
Os programadores front-end são responsáveis por toda a parte visual dos programas e aplicativos. O uso correto de imagens, cores, facilidade de navegação e responsividade, por exemplo, são características que um programador front-end precisa garantir. Linguagens como CSS, JavaScript e HTML, entre outras, são as mais utilizadas por esses profissionais.
Já os programadores back-end são os responsáveis pelo funcionamento das engrenagens. Tudo que roda nos servidores, que dão vida aos formulários, botões e consultas, por exemplo, são de responsabilidade dos programadores back-end. Linguagens como PHP, Java, Python, entre outras, são as mais utilizadas por esses profissionais.
A boa interação entre esses profissionais é fundamental para garantir que um projeto de software seja executado da melhor maneira possível.
Posso ser os dois?
Compreender e operar em todas as camadas do desenvolvimento de projetos, desde a implantação de servidores até a criação da interface de comunicação com o usuário final, é perfeitamente possível. No mercado esses profissionais são chamados de desenvolvedores full stack e são muito valorizados.
O desenvolvedor full stack é o profissional multitarefa, que tem um entendimento mais amplo de linguagens de programação, design e banco de dados. Pode atuar também no desenvolvimento web e criação de aplicativos mobile.
Esses profissionais também podem desenvolver suas capacidades de visão estratégica e gestão de equipes para liderar grandes projetos.
Como ser um profissional full stack de sucesso?
Ser um full stack developer exige muito estudo e dedicação. Portanto, um curso que lhe ensine as principais tecnologias do momento e ajude a desenvolver habilidades extras é fundamental.
Aprenda a ser um programador mais do que completo, que tenha conhecimentos sólidos em CSS, JS, PHP, Python, Android, MySQL, Apache, AWS entre outros. Domine o front-end e back-end, e ainda leve na faixa os cursos de Ruby e Ruby On Rails, Node JS, Firebase e banco de dados completo.
Conheça o curso Pacote Full Stack Master da Danki Code e ative suas habilidades que poderão te levar a faturar entre R$8 mil a R$100 mil por mês! Aprenda através de tecnologias atuais, com mais de 2500 aulas, projetos práticos e lives semanais!
CLIQUE AQUI e conheça mais detalhadamente o curso e suas vantagens:
Aprenda através de projetos reais e aulas práticas. São 20 cursos completos + cursos bônus. Grupos privados exclusivos, atualizações constantes e lives semanais.
Python, PHP, Java Script, CSS, Node, Angular JS, MySQL, Photoshop, Flutter, AWS, Apache e muito mais!
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA MAIS DETALHES:
Dúvidas sobre como ser programador Front-end e Back-end? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
https://youtube.com/criandobits
Sobre o Autor
0 Comentários