Archive e ASM

Os redologs (arquivos de banco de dados que armazenam todas as alterações realizadas no banco para posterior recuperação) funcionam de maneira circular, ou seja, os dados são sobrescritos em determinado momento. Neste post veja Archive e ASM.

Para evitar a perda de dados, é possível colocar o banco em modo archive, onde um arquivo é gerado com a cópia dos redologs a cada mudança de arquivo.

O arquivo de archive não é obrigatório, no entanto é amplamente utilizado em ambientes de produção. Ao sincronizar com o arquivo .dbf, o redo é armazenado no archive.

ASM (Automatic Storage Management) é um gerenciador de volumes para arquivos do banco de dados da Oracle utilizado para gerenciar os acessos aos arquivos sem passar pelo sistema operacional.

oracle asm

O sistema operacional do computador não reconhece os volumes que o Oracle gerencia e sequer possui a capacidade de saber se existem arquivos no espaço em disco destinado ao Oracle.

O ASM melhora a performance do SGBD, já que é eliminado o intermediário (o sistema operacional) entre o Oracle e seus arquivos. É como se o Oracle fosse o sistema operacional vigente.

Como instalar e configurar o SO Oracle Linux e SGBD Oracle

Dúvidas ou sugestões? Deixem nos comentários! Para mais dicas, acesse o nosso canal no YouTube:
 https://youtube.com/criandobits

Tags: | |

O SEU COMPUTADOR ESTÁ TRAVANDO, DANDO "TELA AZUL" E DOR DE CABEÇA?

Aprenda a consertar o próprio computador como um profissional!

Especialize-se em manutenção preventiva e corretiva, diagnósticos de defeitos e upgrades com aulas passo a passo sem enrolação.

Torne-se também um técnico diferenciado e conquiste o emprego dos seus sonhos com este curso completo de Montagem e Manutenção de Desktops e Notebooks.

Clique na imagem abaixo e confira mais detalhes do curso:

Super Técnico 2.0

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Sobre o Autor

Benedito Silva Júnior
Benedito Silva Júnior

Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Paulista de Pesquisa e Ensino IPEP. Apaixonado por tecnologias e games do tempo da vovó!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *