CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

O que é Arduino?

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 13/02/2017


Logo do Arduino
Com o objetivo de elaborar um dispositivo que fosse, ao mesmo tempo, barato, funcional e de fácil programação, cinco pesquisadores italianos criaram, em 2005, a plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, o Arduino.

Com o objetivo de tornar acessível a estudantes e projetistas profissionais e amadores, foi adotado o conceito de software livre e de fácil programação.

A placa de Arduino é composta por um microcontroloador Atmel, com circuitos de E/S (entrada/saída) que podem ser facilmente conectados à computadores e programada via IDE (Integrated Development Environment/Ambiente de Desenvolvimento Integrado), utilizando uma linguagem baseada no C++, sobre uma biblioteca que simplifica a escrita da programação nesta linguagem.

O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando (Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arduino).

Placa de Arduino

O que podemos fazer com o Arduino?

A lista de possibilidades é praticamente infinita; o limite é a sua criatividade. Você poderá automatizar ventiladores, as luzes de sua casa, sua geladeira ou utilizá-lo para monitorar temperaturas, umidade do ar, pressão sanguínea etc.

O Arduino possui uma grande quantidade de sensores e componentes que você poderá utilizar em seus projetos. Boa parte do material está disponível em módulos, que são pequenas placas que contém sensores e componentes auxiliares, tais como capacitores, resistores, leds etc.

Módulos de Arduino

Shields

Através de programação é possível aumentar as funcionalidades de uma placa Arduino, no entanto o ganho é bem limitado em comparação a placas de expansão.

Os shields são placas de hardware que podem ser conectadas no Arduino, contendo circuitos eletrônicos que permitem desempenhar funções como conexão WiFi, Bluetooth e XBee (componente desenvolvido especialmente para facilitar a comunicação wireless de um Arduino com um módulo Xbee).

É possível empilhar shields uns sobre os outros, pois os mesmos possuem seus próprios conectores iguais aos do Arduino.

Os shields mais comuns são:

» Controladores de motors: DC, de passo ou servomotores:
Módulos de Arduino

» Ethernet: conexão a redes locais ou à Internet, de modo a responder a comandos remotos:
Módulos de Arduino

» WiFi: conexão a redes locais ou à Internet sem fio, a fim de permitir o controle remoto de robôs, por exemplo:
Módulos de Arduino

» USB Host Shield: controlador USB:
Módulos de Arduino

Além de shields MP3, para reprodução de arquivos de áudio, LCD, para a visualização de informações em telas de cristal líquido entre outros.


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo